Pular para o conteúdo principal

By Alessandra Falconi

"Valendo!" Disse alguém ao anunciar a corrida.


Talvez Deus tenha dito isso ao anunciar a nossa vida. Ali já tínhamos começado a nossa corrida Viver: foi essa a primeira missão da vida. Parece óbvio mas não é. Viver exige um tanto. Viver exige uma mente que funcione, exige compromisso consigo mesmo, exige um olhar para o externo, pro outro, exige olhar pra dentro e encontrar de alguma forma, um jeito de por Deus lá, no lugar que lhe é devido.
Só de ler isso já me desafia, acho que a você também.

Uma vida vivida em Deus, não é um amontoado de regras impossíveis de serem cumpridas. O nome disso é religião. Viver não é como me disseram uma (algumas) vez, dizer não - apesar do não ser importante, por favor me entenda.
O dez mandamentos não são o resumo do "manual de Deus". Se você resolver ser apenas um punhado de regras, você ser um belo religioso hipócrita, que finge não ter pecado, para sustentar um monte de regras.
"Você está dizendo que a Bíblia está errada?"
"Você está anulando os mandamentos de Deus?"Não!

Estou apenas reproduzindo o que Jesus, de forma bela nos falou, que viver é muito mais que seguir ritos, regras impostas. Viver é de fato relacionar-se. E isso não é das tarefas a mais fácil. Relacionar-se com Deus, exige um diálogo intenso, que vai além de pecados explícitos, que são arrependidos. Mas tem haver com envolver Ele em tudo que fizer. Isso faz você questionar o seu estilo de vida, como você olha seu futuro e como você lida como seu passado. Isso envolve sofrimento, pois andar com Deus na maior parte das vezes faz você abrir mão da sua natureza, daquele gênio que vem no DNA, daquela covardia pra decidir. Relacionar-se com Deus exige olhar pro outro.
Relacionar-se com outro, complica ainda mais, porquê faz você amar alguém que nem sempre vai estar disponível a mesma coisa, que nem sempre vai querer relacionar-se com Deus, e isso dificulta muito.

Estar aberto para viver em comunidade, exige gratidão, paciência e muito amor. E em tempos de fast-food, cultivar esses sentimentos que precisam de tempo e dedicação, é um grande desafio. Não, viver não é só coisas ruins. (A cereja do bolo ficou por último) Se você estiver disposto a se relacionar a modo de Deus e não de regras impostas. Você irá sempre estar cercado de amor. Não importa aonde você vá ou quanto você erre, ele sempre vai dar um jeito de colocar você no trilho, se sentindo muito amado.

E não importa por quantos momentos difíceis você passe, não terá medo, você não estará sozinho. Você encontrará nos que cultivar o amor divino, cheio de irmandade - como deve ser, uma família. Sim, daquelas imperfeitas. Mas que serão canal do amor de Deus a você. Com essas pessoas você viverá os momentos mais gratificantes da sua vida, e sentirá que faz sentido estar em comunidade.

Quando você resolver viver a vida, irá morrer pro mundo da religiosidade, que lhe dá um fardo pesado, será trocado por um fardo de misericórdia que não alcança só a você, mas a todos nos quais você resolver viver a vida. Viver a vida, é muito mais firme do que regras, porquê tem haver com envolvimento e comprometimento profundo da alma. Com certeza por causa desse comprometimento, você irá naturalmente seguir o que a Bíblia diz. Mas o amor, a Deus e ao seu irmão será a base disso.

Concluindo nossa primeira conversa, deixo uma parte de uma carta do meu amigo Paulo de tarso para Galatas a vocês: "Explico o que aconteceu comigo: tentei guardar regras e me esforçar para agradar Deus, mas isso não funcionou. Então, desisti de ser um “homem da lei” para me tornar um “homem de Deus”. A vida de Cristo me mostrou como fazer isso e me deu capacidade de viver assim. Eu me identifico totalmente com ele. De fato, fui crucificado com Cristo. Meu ego não ocupa mais o primeiro lugar. Pouco me importa parecer justo ou ter um bom conceito entre vocês: não estou mais tentando impressionar Deus. Agora Cristo vive em mim. A vida que vivo não é “minha”, mas é vivida pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. E eu não volto mais atrás. Não está claro que voltar para a velha religião de guardar regras e agradar os outros é abandonar a nova vida de relacionamento com Deus? Não posso desprezar a graça de Deus! Se é possível ter um relacionamento vivo com Deus apenas guardando regras, Cristo morreu em vão."

Galatas 2:19-21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos estamos cheios de pessoas que falam e não dizem nada. E de muitos que escutam, mas não prestam atenção. Vamos melhorar a comunicação e para isso vamos treinar, falando sobre o que parece obvio... as conversas mais simples são necessárias para compreender todo o resto.  Vamos encontrar logica num mundo ilógico.